sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vivenciando a Páscoa no ambiente escolar

Ao considerar a importância da fé na vida do ser humano destacou-se o valor da morte e ressurreição de Jesus Cristo através da encenação da última ceia de Jesus e seus apóstolos. Além disso, no momento habitual de lanche os educandos participaram de uma grande ceia com símbolos da Páscoa, como o pão e o vinho (suco de uva).

Aniversário de Olinda - 12 de março


No mês de março, aproveitando a data festiva do aniversário de Olinda e Recife, foi realizada uma aula extraclasse para o Sítio Histórico de Olinda. Tal atividade foi desenvolvida de modo interdisciplinar, relacionando saberes de Artes, Biologia, Geografia, História, Matemática, Química, Física, Português e Inglês.
Os educandos receberam um roteiro de excursão com a finalidade de orientar o estudo de campo. Do ponto de vista sócio-ambiental, os educandos foram instigados a olhar a sua própria cidade com uma nova perspectiva. Por isso é correto afirmar que a excursão foi uma viagem de re-descoberta a cidade de Olinda/PE.
Durante todo o percurso de ida e um trecho do percurso de volta, os educandos analisaram a paisagem urbana e a ação do homem no meio em que vive. Eles registraram as informações explicadas e observadas durante a aula e foram incentivados a produzirem vídeos e folders como resultado da ação.


 

A escolha do representante de turma: Exercendo a cidadania na escola.

Em todo início de ano letivo se faz necessário a escolha de representantes de turmas. Pensando nisso, os educadores da EREMPES elaboraram o projeto "Exercendo a Cidadania na Escola", visando trabalhar a importância do processo eleitoral em um espaço democrático. Ao mesmo tempo, os educandos também puderam relatar as suas expectativas quanto ao futuro representante de turma e os candidatos a representantes tiveram a oportunidade de expor suas idéias e discutir sobre mudanças e melhorias que consideravam importantes para o bem estar da coletividade. 
Para que as eleições ocorressem cada turma foi dividida em grupos de trabalho: divulgação e publicidade, criação de panfletos e cartazes dos candidatos, confecção das urnas e cédulas eleitorais dentre outras. Antes da eleição, os educandos assistiram um vídeo do debate político entre o atual presidente, Lula, e o candidato de oposição, Serra. Após compreenderem como ocorre um debate político, cada candidato foi confrontado em um debate político.
As eleições e a posse dos representantes de turma ocorrem entre os meses de fevereiro e março. No momento de abertura das urnas para as apurações os educadores convidaram dois alunos de cada turma para acompanhar a contagem das células.

Apresentação de trabalho do 1° C



Carnaval do Recife - Agremiações carnavalescas, destacando a relevância do bloco do Galo da Madrugada no contexto da cultura popular no mundo.

Apresentação de trabalho do 1° B


Carnaval no interior pernambucano - Origem dos caretas, dias de apresentações e número de participantes.

Apresentação do 1° Ano A


Carnaval de Olinda - Blocos carnavalescos de Olinda, destacando o desfile dos bonecos gigantes.

Conhecendo o Carnaval Pernambucano


No mês de fevereiro os alunos das turmas A, B e C do primeiro ano do ensino médio apresentaram trabalhos relacionados a diversidade do carnaval pernambucano, considerando os pólos culturais do litoral ao sertão. Desse modo, eles puderam ampliar seus conhecimentos sobre tais manifestações através de pesquisas, elaboração de painéis, slides e apresentações artísticas (músicas e danças).